CORRA! QUE A REFORMA TRIBUTÁRIA VEM AÍ! (PARTE III) - Tá na hora de se mexer.
- Antonio Jose Dantas Torres
- 26 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Conforme já noticiado, com a Reforma Tributária, a partir de janeiro de 2027, tributos como PIS, COFINS desparecerão completamente, dando lugar a CBS (Federal), enquanto o ICMS e ISS serão, gradativamente, substituídos pelo IBS (imposto compartilhado entre os Estados e os municípios).
Parece longe, mas nem tanto, considerando que o “tempo voa”. Veja a linha do tempo da transição dos tributos “velhos” para os “novos”:
Como se observa, a partir de 2026, começam os testes. E a pergunta que se deve fazer é: será que é prudente ficar vendo esse tempo todo passar, esperando as mudanças chegarem? É evidente que não. Então, o que o empresário deve fazer desde já, para não ser surpreendido com as novas regras?
A sugestão é buscar uma consultoria especializada e eficiente, que possa orientar e planejar a transição, realizando simulações de cenários que podem ser construídos desde agora.
Como sugestão, podemos indicar a “C & D Consultoria[1]” que, além de ser especializada em consultoria tributária, tem parceria com a empresa de tecnologia que desenvolveu uma “Calculadora”, para simulação de cálculos e impactos da reforma tributária.
A Calculadora da Reforma Tributária, é uma solução de alta tecnologia, que utiliza Inteligência Artificial para reprocessar os dados do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e com isso, recompor todas as bases tributárias e calcular os seus efeitos em decorrência da nova carga tributária que vem por aí.
Por isso, eu digo: é bom correr, porque a REFORMA TRIBUTÁRIA VEM AÍ!
Macapá-AP, 26 de agosto de 2024.
Antonio Dantas & Elmar Carvalló
[1] A C&D Consultoria Tributária funciona sob a coordenação do Dr. Antonio Dantas (Tributarista) e Dr. Elmar Carvalló (Contador certificado pela ROIT).
Comments